quinta-feira, 13 de março de 2008

INCENTIVO FINANCEIRO AO ENSINO NOS EUA

DEU NA CBN...

Nos EUA, está em debate a iniciativa de alguns setores educacionais, promovendo incentivos "financeiros" para o desempenho escolar dos alunos de ensino fundamental e também para professores - que, naturalmente, ganham mais (cerca de U$ 3.000).
A polêmica está no fato de, filosoficamente, julgar-se que o conhecimento deveria ser aspiração natural do ser humano, sem a necessidade de estimulação objetiva.
A meu juízo, a visão deveria ser pragmática. Mais importante que a qualidade ou a tangibilidade do estímulo é a posse de conhecimento. Isso é o que fará a diferença! Se fomos estimulados para chegar até aqui, é irrelevante! Entretanto, considero que a estimulação ideal (adquirir conhecimento por ideal) é a situação desejável. É nobilitante!
Se numa sociedade evoluída como a americana esse conceito tem tido espaço, em certo sentido deveríamos tratar disso com pouco mais de vagar. Isso sim é que é política pública - assistencial onde tem que ser: na educação!

FONTE: Programa Liberdade de Expressão, na Rádio CBN, com Carlos Heitor Cony e Artur Xexéo, em 12 de março de 2008, às 8:45 h

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