domingo, 30 de março de 2008

OS BLOGS COMO RECURSOS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

1. A Professora Maria João Gomes, em seu texto, apresenta o blog como uma ferramenta pedagógica especial que pode ser explorada como um recurso ou uma estratégia pedagógica.
2. É crescente o número de docentes e discentes que se têm dedicado ao uso desse instrumento, em todo o mundo. É a "blogosfera" educacional, que permeia os níveis de ensino pré-escolar e o superior, na prática continuada por meio da internet.
3. Por utilizar a rede mundial, o blog está sujeito à exploração e à consulta indevidas, com o conseqüente comprometimento da intimidade e da privacidade dos conteúdos.
4. Visando a limitar os acessos indevidos, têm surgido blogs privados, com a possibilidade de somente os internautas autorizarem o acesso, em qualquer que seja o horário.
5. Maria Gomes visualiza utilidades para os blogs, segundo os "recursos"e as "estratégias" pedagógicos. Enquanto recurso, os blogs podem ser: espaço de acesso à informação especializada e espaço de disponibilização de informação por parte do professor.
6. No que tange à estratégica, a professora identifica a utilização dos blogs para a montagem de um portfólio digital, um intercâmbio e colaboração, um espaço de debate e um espaço de integração.
7. Para cada uma destas possibilidades (ou utilidades), existem ações que devem ser realizadas. Os professores, por exemplo, devem indicar aos educandos o acesso a blogs especializados e, de outra forma, criar, dinamizar e indicar um blog aos seus alunos.
8. A formação de um portfólio digital é importante pela possibilidade de integração e de união de esforços progressivos em determinada área.
9. Os intercâmbios entre diversas instituições de ensino não é fato novo. Por outro lado, os blogs proporcionam máxima dinamização ao processo.
10. Os blogs prestam-se, também, para a realização de amplos debates como forma de evolução educacional e como integradores do processo ensino-aprendizagem, especialmente em se tratando de gerações de alunos heterogêneos.
11. A autora declara estar ciente de que os blogs não constituem "moda" e, sim, um novo recurso que dá suporte a estratégias de ensino e de aprendizagem, típica de um mundo globalizado.

FONTE: Professora Maria João Gomes, Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica
Universidade do Minho - Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa

Nenhum comentário: